quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Dia Internacional dos Direitos da Criança


É amanhã, dia 20 de Novembro.
É hoje.
Foi ontem.
E todos os dias o são!

Para ler, para reflectir, para agir!


A SITUAÇÃO MUNDIAL DA INFÂNCIA 2008


GENEBRA, 22 de Janeiro de 2008 – Por ocasião do lançamento do Relatório da UNICEF The State of the World’s Children 2008: Child Survival (A Situação Mundial da Infância 2008: A Sobrevivência Infantil), foram realçadas estratégias que podem ajudar a reduzir o número de crianças que morrem antes dos cinco anos.Embora os dados recentes demonstrem uma descida na taxa da mortalidade dos menores de cinco anos, o Relatório A Situação Mundial da Infância 2008: A Sobrevivência Infantil vai para além dos números e sugere acções e iniciativas susceptíveis de conduzir a mais progressos.

A integração, ao nível da comunidade, de serviços essenciais para as mães, recém-nascidos e crianças pequenas, e melhoramentos sustentáveis nos sistemas nacionais de saúde podem salvar a vida a muitas das mais de 26 000 crianças menores de cinco anos que morrem por dia,” afirmou Ann M. Veneman, Directora Executiva da UNICEF. “O relatório descreve o impacto de medidas simples e de baixo custo, tais como o aleitamento materno exclusivo, a imunização, as redes mosquiteiras impregnadas de insecticida e os suplementos de Vitamina A, as quais têm ajudado a reduzir o número de mortes de crianças nos últimos anos.”A análise do relatório revela também que há ainda muito por fazer para aumentar o acesso aos tratamentos e meios de prevenção, para atenuar o impacte devastador da pneumonia, diarreia, malária, má nutrição e da SIDA.
As novas informações contidas em A Situação Mundial da Infância 2008 foram obtidas a partir de dados de inquéritos a famílias bem como de dados provenientes de parceiros-chave, incluindo a Organização Mundial de Saúde e o Banco Mundial.A região na qual é mais evidente a necessidade de estratégias que salvem vidas é a da África subsariana onde, em média, uma em cada seis crianças morre antes de completar cinco anos de idade. Em 2006, quase metade de todas as mortes de menores de cinco anos ocorreu na África subsariana..
“A sobrevivência infantil não é apenas um imperativo de direitos humanos, é também um imperativo de desenvolvimento,” afirmou Joy Phumaphi, Vice Presidente da Human Development Network no Banco Mundial. “Investir na saúde das crianças e suas mães é uma decisão económica consistente//saudável e uma das maneiras mais seguras de um país traçar o seu rumo para um futuro melhor.”

Para saber mais, vá a http://www.unicef.org/sowc08

Sem comentários: