sábado, 3 de janeiro de 2009

Bicentenário do nascimento de Louis Braille

Em 2009, celebra-se o Bicentenário do Nascimento de Louis Braille, cidadão francês nascido em 4 de Janeiro de 1809, inventor de um método de leitura e escrita para cegos que viria a tomar o seu nome. Este método, que se foi adaptando à generalidade das línguas e grafias, permitiu aos deficientes visuais aceder à escolarização normal, à informação e a outros bens culturais, contribuindo de forma decisiva para a sua integração social.
Dado o significado desta efeméride, celebrada em todo o mundo, a BNP, em articulação com outras entidades, elaborou um programa de comemorações que decorrerão ao longo do ano, com a colaboração de diversas personalidades e instituições, destacando-se: Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Gabinete de Referência Cultural - Pólo Interactivo de Recursos Especiais (Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa), Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e Direcção Regional de Educação de Lisboa.

A sessão solene de abertura das Comemorações terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 5 de Janeiro de 2009, pelas 10h00, sendo presidida pela Secretária de Estado da Cultura. Nesta cerimónia, o Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos dará uma Conferência sobre Louis Braille e a sua obra.

Nesta data, serão inauguradas as novas instalações da Área de Leitura para Deficientes Visuais (ALDV) da BNP. Este serviço passará a dispor de melhores condições para acolher o público, com uma nova sala de leitura, e os seus serviços técnicos. Todas as áreas de trabalho interno serão integradas num espaço exclusivamente dedicado aos deficientes visuais, incluindo o depósito das colecções, bem como com uma logística mais adequada para os trabalhos de digitalização e impressão Braille, assim como para as actividades de leitura e gravação visando a preparação de livros sonoros.

Sem comentários: