sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Congresso Internacional de Promoção da Leitura

A Casa da Leitura, um projecto da responsabilidade da Fundação Gulbenkian, organizou recentemente, nos dias 22 e 23 de Janeiro, o Congresso Internacional de Promoção da Leitura. Foram dois dias de debate sobre as políticas, as estratégias e os métodos para a formação de “leitores competentes” que possam ler o mundo.
Nos quatro painéis – Literatura para a Infância e Formação de Leitores, Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora, Projectos de Promoção da Leitura e A Leitura em Debate -, conferencistas e oradores, nacionais e estrangeiros, falaram sobre leitura, literatura, leitores, mediadores de leitura, bibliotecas, contadores de histórias, …
António Nóvoa, António Prole, José Barata-Moura, Eduardo Marçal Grilo, Teresa Colomer, Pedro Cerrillo, Fernando Savater, Pep Duran, Galeno Amorim, Michel Fayol, Peter Hunt, Lawrence Sipe, falaram e certamente encantaram mas, mais do que isso, alertaram, questionaram, provocaram, partilharam receios e preocupações, sucessos e insucessos.

Não resisto a deixar-vos aqui algumas reflexões sobre Leitura e Leitura Literária que retirei dos documentos que foram entregues e que, diga-se, estão à vossa disposição.

“As crianças tornam-se leitores ao colo dos pais.” – Emilie Buchwald

“Quando olho para trás, fico novamente impressionada com o poder vital da literatura. Se eu hoje fosse uma jovem a tentar encontrar-me no mundo, fazia-o novamente através da leitura, tal como fiz quando eu era jovem.“ – Maya Angelou

“Sonhei algumas vezes que, quando o Dia do Juízo amanhecer e os grandes conquistadores, juristas e estadistas vierem receber as suas recompensas, o Todo-Poderoso se voltará para S. Pedro e dirá, quando nos vir aproximar com os livros sob os braços “Olhai, estes não precisam de recompensa. Nada temos para lhes dar. Eles amaram a leitura.” – Virginia Woolf

E agora deixo-vos com Fernando Savater.

1 comentário:

João Camacho disse...

Estamos decerto ansiosos para podermos também promover a leitura na nossa escola: venham as condições para que tal aconteça... para quando a inauguração do BECRE?
Um abraço.