quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia Mundial de África

Em 25 de Maio de 1963, os Chefes de Estado de 32 países africanos uniram-se contra a colonização e dependência a que o continente fora submetido durante séculos e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana. Dada a relevância daquele momento, em 1972, por instituição da ONU, celebra-se no 25 de Maio o Dia da Libertação de África.
Para o assinalar, o Canal de História dedica as noites de segunda-feira de Maio a este grandioso continente tão fustigado pela guerra, pela fome, pela seca, pela doença, pela indiferença de quem pode pôr-lhes termo, mas não ousa fazê-lo.
Às 22 horas, podem ver no Canal de História "Darfur, o inferno continua" .
Deixo-vos com as palavras de escritores africanos de língua oficial portuguesa.
Não sei se existe Deus.
Mas se Deus existe
Ele está com toda a certeza
a comer comigo esta farinha
no mesmo prato.
José Craveirinha
.
LIBERDADE

Liberdade,
tu hás-de chegar um dia
eu sei.
Se vieres tarde,
para além do meu tempo de luta
e de conquista,
não te esqueças
que eu te amei
universalmente
e te busquei sem desânimo
durante toda a minha
ignota
permanência
Detém-te pois um instante
à beira do meu túmulo:
morto embora, eu saberei sentir-te
e conhecer-te
e remorrer
então
tranquilamente.
Jorge Rebelo


Sem comentários: