sábado, 27 de junho de 2009

Férias a ler dá saúde e faz crescer

As Mais Belas Histórias, uma selecção de contos de Rubem Alves, autor brasileiro, traz-nos oito histórias cheias de ternura e sabedoria que recriam um mundo maravilhoso onde a capacidade de sonhar afasta os medos e os obstáculos que os mais pequenos enfrentam a cada novo desafio.
Nas palavras do próprio Rubem Alves, "As histórias têm o poder de transfigurar o quotidiano. Elas chamam as angústias pelos nomes e dizem o medo em canções. Com isto, angústias e medos ficam mais mansos. O mundo das crianças não é tão risonho quanto se pensa. Há medos confusos, difusos, as experiências das perdas, bichos, coisas, pessoas que vão e não voltam,..."
Separação, despedida, doença, morte, solidão... são temas dolorosos, de abordagem difícil, que só as metáforas ajudam a abordar, sem contornar.

Um excerto de "A Volta do Pássaro Encantado"

A Menina pensou, então, que a ciência poderia ajudar. Procurou médicos de perto e de longe e voltou para casa carregada de pílulas e injeções cheias de alegria. Mas os milagres eram curtos e a alegria se ia tão depressa quanto chegara.
- Minha doença não é do corpo – disse o Pássaro – Ela mora na alma. Se eu não vôo, não é porque minhas asas ficaram fracas. Elas ficaram fracas porque não desejo mais voar. E quando o desejo se vai, vai-se também a alegria... E então o corpo envelhece!
A Menina, chorando, lhe perguntou:
- Mas não existe remédio para a tristeza?
- Sei que existe – disse o Pássaro. - Mas num lugar muito longe (ou será muito perto?), que não sei onde é. Mas para chegar até lá, há de se saber voar. Você já voou? – o Pássaro perguntou à Menina.
-Voar, eu? Sou uma menina, não tenho asas...
-Mas você já tem asas – ele afirmou. – E nem sequer percebeu... É que as asas das meninas, diferente das asas dos pássaros e das borboletas, não são vistas com os olhos. São invisíveis... Só podem ser vistas com os olhos da imaginação!


Para os mais crescidos...
.
Profissão: Adolescente é uma colecção da autoria de Teresa Maia González que fala não de adolescentes, não para adolescentes, mas com os adolescentes.
"Dietas e Borbulhas", "A Ana passou-se", "O Tiago está a pensar", "Alguém sabe do João?", "Poetas (às vezes)", "Entre irmãs", ... são alguns dos títulos bem sugestivos desta colecção.
.
Para maiores de dezasseis...
.
Para Maiores de Dezasseis é um romance de Ana Saldanha que apresenta um tema delicado, polémico, mas actual: o envolvimento de uma adolescente de 15 anos com um adulto de 29 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tá mal devias dar sugestões tb para adultos