sábado, 20 de junho de 2009

Dia Mundial do Refugiado

Refugiado, segundo a ONU, é uma pessoa que se encontra fora do seu país de origem porque tem fortes probabilidades de ser objecto de abusos graves, em virtude da sua religião, etnia, raça, crença ou ideologia.

O Dia Mundial do Refugiado foi instituído em 2000 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para reafirmar os valores dos acordos internacionais de protecção dos refugiados,
tendo como objectivo aumentar a consciência da sociedade sobre a problemática dos homens, mulheres e crianças deslocados por guerras e conflitos armados ou perseguidos por motivo de religião, nacionalidade, raça, grupo social e opinião política.

A deslocação humana representa um dos maiores problemas da actualidade. De acordo com um relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), no final de 2008, havia 42 milhões de pessoas deslocadas devido a conflitos, violência, perseguições, degradação ambiental ou desastres naturais, e este número continua a crescer.

Assim, torna-se cada vez mais essencial e urgente o comprometimento da comunidade internacional em discutir e desenvolver soluções efectivas para esta questão.

“Em 2009, já observámos novos deslocados no Paquistão, Sri Lanka e Somália”, informou o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres.


Sem comentários: