quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ver estrelas

No próximo sábado há Noite das Estrelas!
"Várias cidades do país vão devolver o céu estrelado aos seus habitantes, apagando as luzes numa zona da cidade", disse o astrónomo Máximo Ferreira.
.
Em Lisboa, a partir das 21h 30, está previsto que Belém apague as luzes para que seja possível ver as estrelas, "porque os habitantes das grandes cidades já não vêem as estrelas há muito tempo e a poluição luminosa tem uma série de inconvenientes", sublinhou.
.
"Desde logo, as pessoas, os pássaros e as plantas já não sabem bem quando é de dia e quando é de noite e depois há o consumo de energia: as luzes nas cidades não estão a iluminar o chão, são dirigidas para cima, e esta actividade pretende também alertar que assim é estar a atirar energia para o espaço", destacou ainda aquele astrónomo.
.
Promovida pelo Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009), esta iniciativa faz parte da "Noite das Estrelas", e tem como objectivo chamar a atenção dos cidadãos para os graves prejuízos ambientais e sociais que resultam da má utilização dos sistemas de iluminação e é produzida sobretudo por candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além da zona pretendida.
.
Ainda no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, vai realizar-se, de 29 de Julho a 2 de Agosto, a “Astrofesta”, que inclui 'workshops' e abre com uma conferência sobre Galileu e as alterações provocadas pelas suas ideias.


E se as estrelas descessem do céu?

Aqui fica o convite à leitura da obra de João Pedro Mésseder "À noite as estrelas descem do céu", 34 poemas destinados especialmente ao público juvenil, com ilustração do pintor Emílio Remelhe.

1 comentário:

Margarida Portugal disse...

O problema é que se não virmos as estrelas nunca conseguiremos chegar ao Presépio!