quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação 2009

"Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise" é o tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para 2009. Com ele, a FAO pretende que reflictamos sobre a insegurança alimentar vivida no planeta.
É urgente que esta reflexão se traduza em acção imediata com vista à protecção dos mais vulneráveis e ao aumento do investimento na agricultura (a crise dos preços do petróleo, da alta dos preços dos alimentos e a crise económico-financeira atingem de forma bastante acentuada a agricultura familiar, onde trabalham e vivem cerca de 70% dos que passam fome e desnutridos do mundo).
A nível mundial existem muitos recursos naturais e alimentares, mas as deficiências na produção e a falta de tecnologias nos países menos desenvolvidos levaram milhões de pessoas a um estado de subnutrição ou expostas à insegurança alimentar, como também aos problemas causados principalmente pela falta de acesso a uma boa alimentação.
Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta.

Objectivos do Dia Mundial da Alimentação:
• Promover uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental para este fim;
• Estimular a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
• Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e actividades que afectam as suas condições de vida;
• Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;
• Promover a transferência de tecnologias para os países em vias de desenvolvimento;
• Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e destacar os êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dia que convém lembrar, principlamente a pensar nos nossos jovens de hoje que se alimentam mal e em exagero com o que não devem.
Ah! Adorei os bébés dentro das couves!!!!!
Jinhos, Cita