sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz 2009

O nome de Barack Obama não constava da lista dos possíveis laureados, daí a surpresa que acolheu a sua nomeação, justificada pela Academia por ser um " homem que se esforça muito por unir os povos", pretendendo desta forma distinguir o «extraordinário esforço» do senhor Yes, we can! no «fortalecimento da diplomacia» e para a cooperação internacional. “Enquanto presidente, Obama criou um clima diplomático multilateral e recentrou o papel da Nações Unidas. Ele privilegia o dialogo e as negociações para resolver os conflitos mais difíceis”.

Recordemos, entre muitas outras, algumas personalidades ímpares que o antecederam, e que, tal como ele, foram e são determinantes na construção de um mundo melhor:
- Madre Teresa Calcutá, em 1979, pela luta contra a pobreza na Índia;
- Nelson Mandela e Frederik de Klerk, em 1993, pelo seu trabalho pelo fim pacífico do regime do apartheid e por estabelecerem os princípios para uma nova África do Sul democrática;
- D. Ximenes Belo e Ramos-Horta, em 1996, pelo seu trabalho conducente a uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste.

1 comentário:

Margarida Portugal disse...

Para mais informações sobre os nóbeis da paz recomendo a unidade lectiva nº 4 do Manual de EMRC do 7º ano!