segunda-feira, 30 de março de 2009

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado desde 1967, por iniciativa do International Board on Books for Young People, no dia 2 de Abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo.
Aquele organismo difunde, anualmente, uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que depois é traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. Em Portugal é a APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ), secção portuguesa do IBBY, que faz a divulgação dessa mensagem.
Aqui fica a mensagem que, este ano, coube a Hani El-Masri, ilustrador e profissional de cinema de nacionalidade egípcia.

Eu sou o mundo
Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.

Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.

Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.
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Hani D. El-Masri
Tradução: José António Gomes

domingo, 22 de março de 2009

22 de Março - Dia Mundial da Água

Água, um direito humano
O V Fórum Mundial da Água, que reuniu mais de 25.000 pessoas durante uma semana em Istambul, terminou neste domingo com um pedido de mais de 100 países a favor da luta por água limpa e saneamento para bilhões de pessoas, mas sem acordo a respeito da noção de "direito ao acesso à água".
Muitos países criticaram a declaração final, em virtude de não terem conseguido que nela fosse incluído o reconhecimento ao acesso à água potável e ao saneamento como um "direito humano básico", ao invés de uma "necessidade humana básica", como está escrito no texto final.
Curiosidades sobre a água
Sabiam que?

- O consumo médio diário de água de cada português é de 100 litros, o que equivale à utilização de 20 garrafões de 5 litros?
- Mais de 70% da superfície da Terra é composta por oceanos, rios e mares e que apenas 1% desta água é potável?
- Uma torneira a pingar uma gota por segundo representa 30 litros ao fim do dia?
- A partir de 1950, o consumo de água em todo o mundo triplicou?
- Dentro de 25 anos, a escassez de água afectará mais de 3 mil milhões de pessoas?
- A vida na Terra só é possível porque existe água em estado líquido na sua superfície?
- O ser humano pode passar 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água?
- A água engarrafada tem origem em fontes protegidas (aquíferos e nascentes) e a água da torneira vem sobretudo de rios e lagos, sendo tratada para assegurar a sua qualidade para consumo?

Dicas para um consumo racional da água

- Evitar de banhos de imersão e optar por duches rápidos;
- Não deixar a água a correr durante a lavagem dos dentes;
- Manter a canalização doméstica em bom estado para evitar perdas nas torneiras, autoclismos e máquinas de lavar;
- Instalar autoclismos com sistemas de redução de volume de água para descarga;
- Lavar a roupa ou a loiça nas máquinas com a respectiva carga completa e usando programas curtos e económicos;
- Efectuar a rega antes das 7 horas da manhã ou após as 18h00;
- Fazer uma leitura regular do contador para saber a quantidade de água que está a gastar.

sábado, 21 de março de 2009

21 de Março - Dia Mundial da Poesia

José Régio escreveu, João Villaret disse (e como disse!)

Vinicius de Moraes escreveu e nós lemos, dizemos...
O Poeta e a Rosa
(e com direito a passarinho)
Ao ver uma rosa branca
O poeta disse: Que linda!
Cantarei sua beleza
Como ninguém nunca ainda!
Qual não é sua surpresa
Ao ver, à sua oração
A rosa branca ir ficando
Rubra de indignação.
É que a rosa, além de branca
(Diga-se isso a bem da rosa...)
Era da espécie mais franca
E da seiva mais raivosa.
- Que foi? - balbucia o poeta
E a rosa: - Calhorda que és!
Pára de olhar para cima!
Mira o que tens a teus pés!
E o poeta vê uma criança
Suja, esquálida, andrajosa
Comendo um torrão da terra
Que dera existência à rosa.
- São milhões! - a rosa berra
- Milhões a morrer de fome!
E tu, na tua vaidade
Querendo usar do meu nome!...
E num acesso de ira
Arranca as pétalas, lança-as fora, como a dar comida
A todas essas crianças
O poeta baixa a cabeça.
É aqui que a rosa respira...
Geme o vento.
Morre a rosa.
E um passarinho que ouvira
Quietinho toda a disputa
Tira do galho uma reta
E ainda faz um cocozinho
Na cabeça do poeta.

domingo, 15 de março de 2009

Hora do Planeta 2009

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.
Albert Schweitzer

No dia 28 de Março, entre as 20h 30m e as 21h 30m, mais de 930 cidades em 80 países vão desligar a energia a favor da Hora do Planeta 2009.

Precisamente às 20H30 de 28 de Março, os geradores a diesel das ilhas Chatham – um pequeno arquipélago na costa leste da Nova Zelândia – vão ser desligados anunciando o início do maior movimento comunitário que o mundo alguma vez testemunhou num alerta e num apelo mundiais contra as alterações climáticas.

Em Lisboa, o Cristo-Rei assim como a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas; o Centro Cultural de Belém (CCB) assinala também a Hora do Planeta desligando por 15 minutos as suas luzes.


sexta-feira, 13 de março de 2009

World Wide Web faz 20 anos

A WWW foi desenvolvida pelo britânico Tim Berners-Lee e outros cientistas do Centro de Física de Partículas Nucleares Europeu (CERN), na Suíça, e serviu inicialmente como um sistema que permitia que milhares de cientistas de todo o mundo se mantivessem em contacto permanente.
"Vago, mas empolgante!" foi a frase proferida pelo supervisor de Berners-Lee quando este lhe entregou um documento intitulado "Gerenciamento de informação: uma proposta", tendo-lhe dado autorização para que seguisse em frente com o projecto.
Robert Cailliau, que fazia parte da equipa de Berners-Lee, afirmou que "Havia algo no ar, algo que ia acontecer mais cedo ou mais tarde."
Criaram a linguagem global do hipertexto - o "http" dos endereços da web - e elaboraram o primeiro browser, muito parecido com o que ainda usamos hoje em dia.
"Tudo que as pessoas fazem hoje, blogs e comunidades e essas coisas, era o que fazíamos em 1990, não havia diferença. Foi assim que começámos.", acrescenta Cailliau.
A tecnologia da WWW foi disponibilizada para um uso mais amplo na internet a partir de 1991, após o CERN ter decidido não prosseguir com o seu desenvolvimento, tomando a decisão histórica, dois anos mais tarde, de não cobrar royalties pela sua criação.
Cailliau ainda se mostra maravilhado com o desenvolvimento de um meio que permite que o conhecimento seja expandido livremente, pois nunca imaginou que os mecanismos de busca ganhariam a importância que têm hoje em dia.
Mas o desenvolvimento comercial da rede também o preocupa.
"Há algumas coisas de que eu não gosto, como a invasão da propaganda. Há ainda o grande problema da identidade e, é claro, a confiança entre a pessoa que consulta e a pessoa que proporciona a página, assim como a protecção das crianças perante certos conteúdos", diz Cailliau.
Berners-Lee lidera hoje o World Wide Web Consortium, órgão que coordena o desenvolvimento da web. É também investigador do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e professor de ciência da computação na Universidade de Southampton. Durante a Campus Party Brasil 2009 que se realizou em São Paulo no início do ano, Berners-Lee disse que, se pudesse mudar algo no seu projecto, removeria os "//" dos endereços da web. "Hoje sei que não servem para nada", disse, "e tirá-los economizaria tempo e espaço, mas para isso seria preciso redesenhar todo o sistema".

Redacção Terra

segunda-feira, 9 de março de 2009

Livros "Sem - Abrigo"

Um novo conceito de biblioteca em Sacavém
O artigo escrito pela jornalista Sandra Pinto na revista VISÃO desta semana dá-nos a conhecer um projecto inovador no âmbito da promoção da leitura.
« Sob o lema Ler por Sacavém, o projecto começou no passado dia 7, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Junta de Freguesia local.
É uma biblioteca ao ar livre, que dispensa tecto e funcionários e trabalha em regime de self-service. Dentro dos armários (duas estantes que fazem parte do mobiliário urbano) estão livros para crianças, jovens e adultos e, para os adquirir, apenas necessita de se deslocar ao local, fazer deslizar o vidro e seleccionar o título que deseja ler. Outra operação que se espera que complete o ritual é a sua devolução (ou a troca por outro livro), para que outros leitores possam usufruir do mesmo serviço.
Uma ideia simples que visa incentivar e promover os hábitos de leitura dos moradores desta localidade.»
A leitura deste artigo recordou-me a extraordinária intervenção de Galeno Amorim no Congresso Internacional de Promoção da Leitura que decorreu nos dias 22 e 23 de Janeiro e do qual dei aqui um modesto testemunho. Enquanto responsável pelo Observatório do Livro e da Leitura no Brasil, Galeno Amorim deu a conhecer as inúmeras acções que percorrem o país muitas das quais da iniciativa do cidadão comum. Entre as muitas que referiu - a biblioteca do açougue, a biblioteca do mercadinho, a biblioteca da oficina,... -, ficou na memória a Bibliojegue.
O facto de já terem percebido do que se trata não dispensa a leitura do texto abaixo que é inspirador.
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Jegues viram bibliotecas ambulantes
A professora de Português Alda Beraldo encontrou uma forma inusitada de incentivar, a adultos e crianças, o gosto pela leitura e pelo conhecimento. Nos últimos dois anos como formadora na área de educação, ela fez viagens mensais de trabalho para Alto Alegre do Pindaré, no interior do Maranhão. Quanto mais se aproximava do lugar, mais via jegues e babaçus na beira da estrada.
Certa vez, chegou a contar 180 jegues no percurso. Ficou impressionada com tantos animais dessa espécie carregando farinha, mandioca, produções, gente e compra de toda sorte. Foi então que surgiu a idéia: "Por que não carregar livros para a população, se o objetivo do meu trabalho é ensinar as crianças a ler, produzir textos e a se comunicar de forma competente?", pensou. Não demorou muito e nasceu, então, o Jegue Livro, apelidado pelos moradores de "bibliojegue".
Os cinco Jegues Livro do município saem, uma vez por semana, carregando jacás, alimentados por livros da Casa do Professor, um espaço criado em parceria com o Programa Escola que Vale, da Fundação Vale do Rio Doce, Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária e prefeitura da cidade.
O jegue é cedido pelas famílias dos estudantes do município ou dos povoados. Ele parte, geralmente, da porta da escola, conduzido por pais, diretores ou jovens do ensino médio. Param em algum local, em frente de uma casa ou à sombra de uma árvore e os livros são arrumados em uma lona, no chão.
"No início, algumas pessoas convidadas pelos diretores das escolas para participarem do projeto resistiram ao jegue, desvalorizando um patrimônio da cultura local. Depois que os jegues foram sendo lançados, com sucesso, o preconceito se dissipou. Houve um senhor que agradeceu à diretora por ter parado o jegue em frente à casa dele, onde sua neta, inclusive, fez algumas leituras. Nessas horas há até pais que descobrem que seus filhos sabem ler. E muitos, muito bem", conta a educadora.
Alto Alegre do Pindaré tem 32 mil habitantes e alta taxa de analfabetismo. O Jegue Livro vem, aos poucos, atraindo cada vez mais pessoas e encantando-as com o mundo das letras, histórias e fantasias. A biblioteca móvel tem, atualmente, cerca de três mil livros, revistas e informativos: dois mil comprados pelo Programa Escola que Vale e mil comprados pela prefeitura, fato comemorado por todos os moradores da cidade.
Para ela, o Jegue Livro ressignificou o sentido de ser educadora. Professora há 28 anos, ela afirma que aprendeu, com esse projeto, sobre a falta de recursos, o verdadeiro amor pelos livros e a tristeza por não poder comprá-los. "Mais do que estimular a educação e os valores por meio de grandes autores, aprendi muito sobre desigualdade social e, em especial, sobre a vida", emociona-se. Sobre o futuro? "Continuar eterna educadora".
Vanessa Nakasato
E por que não também nós mostrarmos o nosso empenho e criatividade num caminho que já outros iniciaram? E se, a par da BE, nascessem outras bibliotecas? No refeitório? Nas salas de alunos, funcionários, professores? E... no café? E, enquanto aguardamos e desesperamos, por que não no banco, no centro de saúde, ...?
Aqui fica um desafio à espera da vossa adesão! Basta acreditar e ousar!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Celebremos antes Homem e Mulher!

O Homem e a Mulher
O homem é a mais elevada das criaturas. A mulher, o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono; para a mulher fez um altar. O trono exalta e o altar santifica. O homem é o cérebro; a mulher, o coração. O cérebro produz a luz; o coração produz amor. A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o génio; a mulher é o anjo. O génio é imensurável; o anjo é indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória; a aspiração da mulher é a virtude extrema. A glória promove a grandeza; a virtude promove a divindade.
O homem tem a supremacia; a mulher, a preferência. A supremacia significa a força; a preferência representa o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher, invencível pelas lágrimas. A razão convence e as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece e o martírio purifica.
O homem pensa e a mulher sonha. Pensar é ter uma larva no cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é a águia que voa; a mulher, o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço e cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu.
Victor Hugo

Dia Internacional da Mulher

Aproxima-se mais um Dia Internacional da Mulher e com ele regressa a discussão entre aqueles que são peremptórios em afirmar que esta celebração é já um sinal de discriminação e aqueles que a aplaudem por nela verem uma oportunidade para reflectir sobre a situação de quem, aos flagelos sofridos pelo Homem, junta aqueles que decorrem da sua condição de Mulher.
Virá, assim, a propósito lembrar…



Objectivo 2015 - Juntos Podemos



Em Setembro de 2000, reuniram na ONU chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, tendo aí assinado a Declaração do Milénio. Foram então estabelecidos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) a atingir até 2015:
- Pobreza e Fome;
- Ensino Primário Universal;
- Igualdade de Género;
- Mortalidade Infantil;
- Saúde Materna;
- Doenças Graves;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Parceria Global.
E porque a Igualdade de Género é um desses objectivos, sabia que…
- as mulheres contribuem com 2/3 das horas de trabalho a nível mundial e são responsáveis por metade da produção alimentar?
- as mulheres ganham apenas 10% do rendimento mundial?
- as mulheres detêm menos de 1% da propriedade?
- as mulheres representam a maioria da mão-de-obra agrícola a nível mundial?
- 60% das mulheres trabalham sem receber salários ou são mal pagas na economia informal?
- quase 2/3 dos iletrados adultos são mulheres?
- embora a representação política feminina tenha vindo a aumentar, esta representação a nível global é apenas de 17%?
- 500 mil mulheres morrem anualmente durante a gravidez, a maioria das quais a viver em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento?
- a probabilidade de morrer durante a gravidez é de 1 em 16 na África Subsariana, contra 1 em 3800 no mundo desenvolvido?
- devido a regras sociais que lhes negam acesso à saúde reprodutiva, as mulheres constituem mais de metade da população infectada pelo VIH/SIDA na África Subsariana?
- uma saúde e nutrição maternas deficientes estão na origem de pelo menos 20% das doenças das crianças com menos de cinco anos?