terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia Mundial dos Oceanos

Em 1992, durante a Cimeira da Terra, Conferência do Rio, foi criado o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra.
.
Os oceanos têm um papel vital nas nossas vidas. Cobrindo mais de 70% da superfície da Terra, os oceanos contribuem para a regulação do clima dando origem à maior parte da precipitação, regulam os padrões de ventos e temperaturas e são responsáveis pela prestação de inúmeros serviços.

Apesar da sua extrema importância, os oceanos encontram-se actualmente ameaçados sob a pressão não só da sobrepesca - pesca excessiva - de algumas espécies, mas também de fenómenos como a destruição de habitat, poluição e a introdução de espécies exóticas invasoras, a que se associou recentemente o aquecimento global. É assim fundamental agir prontamente em prol da integridade deste mega-ecossistema que é Oceano Global formado pelos vários oceanos, com vista a assegurar o futuro, o nosso e o de todas as criaturas que nele habitam ou que dele dependem.

Sem comentários: