quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia Internacional da Juventude

Na sequência da Resolução nº 54/120 e da recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (realizada em Lisboa, em Agosto de 1998), o dia 12 de Agosto foi instituído o Dia Internacional da Juventude.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou, em 18 de Dezembro de 2009, uma resolução A/RES/64/134 que proclamou o ano que se inicia no dia 12 de Agosto de 2010 e terminará a 12 de Agosto de 2011 como o Ano Internacional da Juventude sob o lema “Diálogo e Compreensão Mútuos”.
.
Um texto magnífico de Júlio Dantas sobre a juventude e a velhice:
.
O Talento na Juventude e na Velhice
.
Nada menos exacto do que supor que o talento constitui privilégio da mocidade. Não. Nem da mocidade, nem da velhice. Não se é talentoso por se ser moço, nem genial por se ser velho. A certidão de idade não confere superioridade de espírito a ninguém. Nunca compreendi a hostilidade tradicional entre velhos e moços (que aliás enche a história das literaturas); e não percebo a razão por que os homens se lançam tantas vezes reciprocamente em rosto, como um agravo, a sua velhice ou a sua juventude. Ser idoso não quer dizer que se seja necessariamente intolerante e retrógado; e engana-se quem supuser que a mocidade, por si só, constitui garantia de progresso ou de renovação mental.

(…) Juventude e velhice não se opõem; completam-se na harmonia universal dos seres e das coisas. A vida não é só o entusiasmo dos moços; nem só a reflexão dos velhos; não está apenas na audácia de uns, nem apenas na experiência dos outros; realiza-se pela magnífica integração das virtudes contrárias, sem a qual não seria possível, em todo o seu esplendor, a marcha da humanidade. Que se ganha em cavar um abismo entre mocidade e velhice, se uma é, fatalmente, o prolongamento da outra; se o que passa de mão em mão é, afinal, o mesmo facho aceso, como na corrida ritual da Grécia antiga; e se, bem vistas as coisas, não está de nenhum modo provado que os novos sejam intelectualmente os mais novos, e os velhos os mais velhos?
(…) A paz entre idades sucederá um dia, decerto, à paz entre as nações - quando a velhice egoísta reconhecer, finalmente, que não deve menosprezar os moços, antes facilitar-lhe o caminho da vida, e quando, por seu turno, a juventude impaciente chegar à convicção de que não é atropelando nem injuriando que se vence, e de que, quando os jovens se instalaram no planeta - já os velhos o habitavam.
.
Júlio Dantas, in "Páginas de Memórias"

Sem comentários: