segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Zeca Afonso

A 2 de Agosto de 1929, nasceu José Afonso, de nome completo José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu em Aveiro, filho de José Nepomuceno Afonso, magistrado, e de Maria das Dores, professora primária.
.
Quem foi José Afonso e que importância teve como cantor, compositor e poeta? Qual foi o papel dos cantores da Resistência na preparação do 25 de Abril de 1974 e na consolidação da democracia em que vivemos há 36 anos? De que forma contribuiu o trabalho dos cantores de intervenção para a divulgação da obra de grandes poetas como Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, António Gedeão, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira ou Carlos de Oliveira? O que era cantar em nome da liberdade num país onde ela não existia?
Eis algumas das perguntas a que este livro, escrito a pensar nos leitores jovens, pretende dar resposta, tendo em conta que aqueles a quem se destina pouco ou nada sabem desse tempo.
Misto de testemunho e de memória pessoal, Zeca Afonso e a Malta das Cantigas tem como autor José Jorge Letria, jornalista e escritor com vasta obra publicada e premiada, que foi, ao lado de José Afonso, Manuel Freire, Francisco Fanhais, Adriano Correia de Oliveira, entre outros, um dos mais destacados cantores da Resistência, com vários discos publicados antes e depois do 25 de Abril.
Zeca Afonso e a Malta das Cantigas não é só um livro sobre cantores e canções, é também um testemunho vivo de um tempo em que Portugal e os Portugueses viviam privados das liberdades fundamentais.

Sem comentários: