quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Outono a Ler

Esqueci-me como se chama, de Daniil Harms

Entre outras histórias e poemas bem humorados, assitimos a um hilariante diálogo sobre uma visita a um jardim zoológico, a uma corrida que alguns animais fazem para descobrir quem será o mais rápido, conhecemos o Vova, personagem que parece estar condenado a beber eternamente óleo de peixe, descobrimos como gritam os ouriços e como é possível alguém não conseguir dizer gaulinha, quer dizer, gaulinhalinha, ou seja, galinhalenha... ficamos a saber como contrariar a teimosia de um burro, ...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O primeiro dia de escola

O primeiro dia de escola, de António Mota

Aproxima-se o primeiro dia de escola para a Inês. Ela anda irrequieta e ansiosa, e não pára de fazer perguntas. António, o irmão mais velho, diverte-se imenso com a situação e inventa respostas mirabolantes que a deixam ainda mais desconcertada. Fala-lhe da comida da cantina, que inclui "formigas fritas com pimenta", e dos "olhos mágicos dos pratos" que adivinham tudo o que nós pensamos. Inês fica espantada. Até um pouco assustada! Mas logo o avô Júlio recorda a primeira vez que foi à escola, numa história que mete sonhos, os conselhos da sua avó Rosa e a descoberta de um novo mundo, naqueles que foram "os dias mais doces" da sua vida.

António Mota escreve sobre o crescimento e o encontro com novas realidades, sobre a família e a partilha de sentimentos, sobre a amizade que se conquista e se fortalece. Amanhã, Inês irá feliz para a escola, com a sua mochila cheia de livros e cadernos e material novinho a estrear, sabendo que o medo é apenas "uma mancha branca, parecida com uma nuvem" que os avós podem fazer desaparecer…

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reencontro

Recomeçar
...
Recomeçar…
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto…
Sonhe alto…
...
.Carlos Drummond de Andrade

Um ótimo 2011-2012!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Verão a ler...

A Educação Sentimental dos Pássaros, Onze contos, onze histórias, onze cenários, onze possibilidades
de José Eduardo Agualusa

Onze contos, onze histórias, onze cenários, onze possibilidades que têm em comum a preocupação sobre a origem e a natureza do mal. Anjos e demónios caminham entre nós e nem sempre se distinguem uns dos outros.
José Eduardo Agulausa joga com as palavras e vira as probabilidades ao contrário. Diz que, às vezes, as histórias lhe aparecem enquanto dorme, que nunca sabe como terminará uma personagem que lhe surgiu mesmo que seja um anjo. Ou um demónio.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gatas Borralheiras...

Gata Borralheira e Contos Similares é o primeiro livro da colecção Contos Tradicionais Europeus.

Neste primeiro título da colecção, Francisco Vaz Silva dá-nos a conhecer as inúmeras versões deste conto tradicional. As Gatas Borralheiras de Itália, da Suécia, ...vão povoar o nosso imaginário.