quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Faça lá um poema

Eis os poemas apurados para a final.

As estações do ano

As lindas estações do ano,
O global clima dominam.
E com esse poder estranho,
Toda a Terra germinam…

Primeiro a primavera,
Com as suas vaidosas flores,
Perfumam a terra inteira…
Enchem-na de tantas cores!

Depois o quente verão
Dos meus anos… Parabéns!
Vou para a praia correr
E tu? Também vens?

E o outono a cair
Entra mesmo a calhar!
Depois do calor partir,
Vamo-nos lá agasalhar!

Ah! O inverno gelado,
Filho do grande nevão!
Lá temos de ficar de lado,
em casa, a ver televisão.

   Raúl Manuel de Almeida Beijinho, 4º ano, EB 1 de São Pedro
 
As quatro estações do ano

O sol nasceu com um novo brilho
Nasce a primeira flor
Ouvem-se cantares do rio
Dizem que é a época do amor.

Procura-se a sombra mais fresca
Neste tempo tão quente
Aumenta a alegria
Boa disposição é o que se sente.

Cada folha vai caindo
Morre a primeira flor que nasceu
Tudo acalma, tudo muda
O frio veio e permaneceu.

Chuva, frio e tempestades
Embora época de festividades
Neve, vento e humidade
Tem tanto de bom como de maldade.
   
    Matilde Maria da Costa Cascais Martins Nunes, 6º E


Pediram-me um poema
 
Pediram-me um poema,
Ai! Um Poema…
Que grande dilema!
Não sei fazer um poema.
 
Palavras vou juntar,
até as relacionar.
Só espero um poema
em branco criar.
 
“Poema em branco!?
”Estão vocês a pensar:
Sim, em branco,
não estou a raciocinar.

Sozinho e desesperado,
estou nesta situação.
Ai , que problema!
Que grande confusão!

Sem o querer, o poema
está-se a formar,
como o sangue está
no meu corpo a circular.

Pediram-me um poema
que estou a acabar,
mas deixem-me vos informar
que, a sério, não o quis criar.

Ele foi aparecendo
como uma borbulha na adolescência.
Ai, leitores, é preciso paciência!
Que dor de cabeça, criar um poema,
pensando na tristeza!

Uma emoção veio-me à cabeça,
num grande turbilhão.
Mais uma vez o digo:
Que grande confusão,
criar um poema,
pensando na solidão.

Com uma bússola,
acabo, para vocês,
a minha jornada.
Estando, na verdade,
apenas inacabada.
                                 Diogo Miguel Caldeira de Oliveira, 8º F
 
          Parabéns a todos os que participaram!



Sem comentários: