quarta-feira, 24 de julho de 2013

Génesis


 
"Em Génesis, a minha câmara permitiu que a natureza falasse comigo. E tive o privilégio de a ouvir."                                     
                                                                               Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente pelo seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.

Nomeado representante especial da UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crónicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de vários livros e na realização de várias exposições, tendo recebido vários prémios e homenagens mundiais.

Génesis é o resultado de uma expedição épica de oito anos para redescobrir as montanhas, os desertos e oceanos, os animais e os povos que até agora escaparam à marca da sociedade moderna - a terra e a vida de um planeta ainda intocado.

" Cerca de 46% do planeta é ainda como no tempo da génese", lembra  Sebastião Salgado, acrescentando "Nós temos que preservar o que existe… temos de assumir novos comportamentos mais respeitosos pela natureza para que o desenvolvimento não seja sinónimo de destruição».

A edição limitada com a qualidade que caracteriza a editora Taschen não estará certamente ao nosso alcance, mas podemos usufruir de algumas imagens, esperando que a exposição cá chegue. No Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, até dia 26 de agosto, Génesis é uma exposição fotográfica que reúne 250 imagens de diferentes formatos.
 
 
 

Sem comentários: