quarta-feira, 31 de julho de 2013

A minha primeira viagem

A minha primeira viagem
de Paloma Sánchez Ibarzábal e Massimiliano di Lauro

Viajo feliz dentro desta nave.
TUM-TUM… TUM-TUM.
É o som dos motores.
Não tenho bússola nem mapas para me guiar.
Um dia abri os olhos e estava aqui,
em viagem para algum lugar.
Como cheguei eu até à minha cápsula? Não me lembro…
Para onde vou? Não sei…

A minha primeira viagem é a história do começo da vida humana narrada na primeira pessoa pelo protagonista: um bebé no ventre materno. Um bebé que viaja dentro do que ele perceciona como sendo uma cápsula na qual percorre um universo desconhecido. Sabe que iniciou uma viagem mas não sabe para onde. Dentro dessa nave, o bater do coração da mãe, que ele interpreta como sendo o som de motores, dá-lhe segurança.

Através de uma linguagem onírica e poética, o leitor vai acompanhando o bebé e fazendo sua essa viagem de transformação, de busca da sua própria identidade: “Não sou pássaro. Não sou peixe. Não sei muito bem o que sou”, percecionando com ele a interpretação de um mundo que não vê, que só lhe chega através “de um rio que o banha nas suas histórias”.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Génesis


 
"Em Génesis, a minha câmara permitiu que a natureza falasse comigo. E tive o privilégio de a ouvir."                                     
                                                                               Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente pelo seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.

Nomeado representante especial da UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crónicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de vários livros e na realização de várias exposições, tendo recebido vários prémios e homenagens mundiais.

Génesis é o resultado de uma expedição épica de oito anos para redescobrir as montanhas, os desertos e oceanos, os animais e os povos que até agora escaparam à marca da sociedade moderna - a terra e a vida de um planeta ainda intocado.

" Cerca de 46% do planeta é ainda como no tempo da génese", lembra  Sebastião Salgado, acrescentando "Nós temos que preservar o que existe… temos de assumir novos comportamentos mais respeitosos pela natureza para que o desenvolvimento não seja sinónimo de destruição».

A edição limitada com a qualidade que caracteriza a editora Taschen não estará certamente ao nosso alcance, mas podemos usufruir de algumas imagens, esperando que a exposição cá chegue. No Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, até dia 26 de agosto, Génesis é uma exposição fotográfica que reúne 250 imagens de diferentes formatos.
 
 
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Verão a ler ... dá saúde e faz crescer

A Vida no Céu, de José Eduardo Agualusa é um romance que se situa num futuro que se segue ao Grande Desastre, e em que o Mundo deixou de ser onde e como o conhecemos. 

Encontrando-se o globo terrestre inteiramente coberto por água, e a temperatura, à superfície, intolerável, restou ao Homem subir aos céus. Mas essa ascensão é literal (não é alusiva ou simbólica): a Humanidade, reduzida agora a um par de milhões de pessoas, habita aldeias suspensas e cidades flutuantes - dirigíveis gigantescos denominados Tóquio, Xangai ou São Paulo -, e os mais pobres navegam o ar em pequenas balsas rudimentares. 

Carlos Benjamim Moco é o narrador da história. Tem 16 anos e nasceu numa aldeia, Luanda, que junta mais de cem balsas. O desaparecimento do pai fará com que Benjamim decida partir à sua procura.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Eça Agora

O Expresso lança o projeto Eça Agora, uma coleção de sete livros em que se celebra a obra do autor de Os Maias.
Grátis, a partir de 13 de julho, o Expresso oferece-lhe não só aquele que é considerado o melhor romance português de sempre, mas também a sua continuação escrita por alguns dos melhores escritores da atualidade.

José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Mário Zambujal, José Rentes de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Clara Ferreira Alves irão levar a narrativa de Os Maias até aos dias da fundação do Expresso, em 1973. 

A não perder! Já no próximo sábado, dia 13 de julho!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Um, Dois, Três, Conta lá Outra Vez!



Um, Dois, Três, Conta lá Outra Vez!  marca a estreia de Danuta Wojciechowska como autora de texto para um universo infantil que lhe é muito familiar, não só pelo número de livros ilustrados para este segmento, como pela sua formação em Educação pela Arte. 
Público, 29 de Junho

 “O 1 é o início”, é o Universo”, uma pessoa como tu é única, só há uma”. 

  “O 2: Dois andam sempre aos pares, não há dia sem noite, nem esquerda sem direita”.
“O 3: As histórias têm três partes: princípio, meio e fim…” 

E a história continua! Com a cor e a magia da Danuta Wojciechowska!