sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Continuamos à espera da presença dos alunos e familiares, ou da contribuição dos novelos de lã, para levar a cabo a nossa atividade solidária deste Natal.

Podem ver já uma pequena amostra do que por aqui se vai fazendo! Apareça.

terça-feira, 17 de novembro de 2015





Mensagem da Diretora-geral da UNESCO
 Irina Bokova


por ocasião do Dia Internacional da Tolerância                 16 de novembro de 2015


A Tolerância é uma ideia nova de que precisamos mais do que nunca. Leva-nos a respeitar a diversidade das culturas, das maneiras de viver e de exprimir a nossa condição de seres humanos. É um requisito necessário à paz e ao progresso de todos os povos num mundo diversificado, cada vez mais interligado.
A UNESCO nasceu há precisamente 70 anos, a 16 de novembro de 1945, Dia Internacional da Tolerância, apoiada na ideia de que as guerras podem ser evitadas se os povos aprenderem a conhecer-se melhor e compreenderem que na fecunda diversidade das suas culturas, é mais forte o que nos une que aquilo que nos separa. Estes princípios foram reafirmados há 20 anos, na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, adotada pela UNESCO em 1995. Num mundo globalizado, atravessado por múltiplas culturas e origens, pelo fluxo das imagens e das informações sobre o Outro, a tolerância é a base da cidadania sustentável.
A tolerância não é a aceitação passiva ou muda da diferença: é indissociável do respeito pelos direitos fundamentais. É um compromisso de cada dia para encetar os intercâmbios e o diálogo, apesar das dificuldades, apesar das incompreensões que podem alimentar o isolamento. É um apelo para exercermos o nosso olhar crítico sobre os preconceitos e ideias preconcebidas. Quando o extremismo violento difunde por todo o lado, no terreno e nas redes sociais, a sua lógica do ódio e da intolerância; quando se persegue, discrimina ou exclui seres humanos com base na sua religião ou na sua origem; quando as crises económicas agudizam as fraturas sociais e tornam mais difícil a aceitação do outro, minoria, estrangeiro ou refugiado; devemos oferecer outro discurso e dar a ouvir a mensagem aberta e exigente da tolerância. Devemos tornar mais visíveis as lições do passado e relembrar as atrocidades que resultam da rejeição do outro, o racismo e o antissemitismo.
A diversidade é uma realidade, impele-nos a adaptarmos as nossas políticas e os nossos comportamentos, para os quais a tolerância é a chave. O mundo atual apresenta-nos justamente oportunidades consideráveis para melhor compreendermos o outro, partilharmos as nossas histórias, construirmos um espaço público à escala planetária, enriquecermos o nosso olhar e cruzarmos perspetivas. É um convite para fortalecermos a solidariedade intelectual e moral entre os povos, através da cooperação educativa, do diálogo das culturas, da partilha do conhecimento, da livre circulação da informação. A tolerância é um meio para construir a paz, e é também um acelerador de inovação e de criação que abre as nossas mentes para outras formas de ver o mundo. Esta missão fundadora da UNESCO não se decreta pelas leis e pelas declarações: apoia-se na vontade e nos esforços diários dos cidadãos do mundo que desenvolvem esta cultura de tolerância, e este dia é a ocasião para os apoiar.


 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atividade no âmbito do mês das bibliotecas escolares

 


 
Feliz Novembro

Chega devagarinho e ninguém dá por ele. É como se fosse o irmão do meio: não é Outubro, onde ainda acreditamos que o frio e a chuva estão longe, mas também não é Dezembro, mês de balanços, felicidade e festas que tais.
Chega mansinho, a anunciar-nos que estamos no mês onze (quando só temos doze), para nos lembrar que é preciso aproveitar bem o que, do ano, nos resta. Persegue-nos com a certeza de que temos que levar a sério o Outono rigoroso e, lá ao fundo, o Inverno caprichoso.
É tempo de castanhas (quentes e boas) e água pé. É tempo de aconchego, agasalhos, mas também de milagres, ou se preferirmos, de um sol no horizonte em pleno céu cinzento - porque todos precisamos, de vez em quando, de um Verão de São Martinho.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Bem vindo Ano Letivo 2015/2016

Setembro de 2015

Receção aos alunos de 5º ano e seus Encarregados de Educação


Publicação no Jornal do Agrupamento - Chão de Areia

http://chaodeareia.agml.net/2015/09/a-becre-da-dfii-da-as-boas-vindas/